Óleo de Rícino

Fotor_142221632692865O que é?

O óleo de rícino é um óleo extraído das sementes de mamona. Tem propriedades terapêuticas e medicinais. Comumente é usado para constipação intestinal, infecções por fungos, queimaduras de sol, inflamações, quedas de cabelo, etc.

De algum tempo para cá, ele tem se popularizado no meio da mulherada como um ótimo parceiro para os cuidados capilares. Por ter substancias anti-inflamatórias, antioxidantes  e vitamina E, fazem muito bem para a nossa raiz capilar e para os fios do cabelo.

Quais os benefícios ?

Fortalece os fios, combate a queda e a quebra, auxilia no crescimento, ativa a circulação do couro capilar, Hidrata os fios profundamente. Contem propriedades anti-bacterianas e anti-fungicidas que combate as caspas e previne irritações capilares, sela as cutículas da fibra capilar dando brilho, maciez e sedosidade.

Onde é encontrado?

Nas farmácias e lojas de produtos naturais. Custa em torno de R$ 2,75.

Como deve ser usado?

O óleo de rícino pode ser usado nas hidratações, e umectações que você está habituada a fazer. Gosto muito de usar como umectante capilar nos dias de fazer nutrição em meus cabelos.  A aplicação pode ser feita conforme achar conveniente, mas para um melhor resultado aplique mecha por mecha, se concentrando no couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos com movimentos circulares.

É importante massagear o couro cabeludo para que ative a circulação e o óleo penetre nos fios.  Mesmo que você tenha cabelos oleosos esta fase é importante, pois ele vai ajudar a tratar e depois de lavado seu cabelo não ficará oleoso.

E sim, o óleo de rícino pode ser usado diretamente no couro cabeludo ele não vai entupir seu folículo capilar.

Deixe agir no minimo 2 horas ou faça touca a noite e durma com o produto nos cabelos. Retirando pela manhã. Antes de retirar faça mais uma massagem para estimular o couro cabeludo isso ativa a circulação e ajudará no crescimento dos fios.

Como deve ser retirado?

Você pode usar água morna para retirar o óleo dos cabelos, ela vai ajudar a quebrar com facilidade a gordura que ficou nos fios. Lembrando que a água é morna e não quente.   Depois pode lavar com o shampoo de sua preferência. Gosto de nesta fase seguir com uma hidratação caseira. Misturo creme com alguma verdura ou fruta, o que tiver disponível em casa, isso vai potencializar a hidratação. Este passo da hidratação é opcional, se não quiser seguir lave com shampoo e condicione os fios. Exangue e finalize normalmente.

Esta umectação é para todos os tipos de cabelo!

Eliane Santos

Esse post foi publicado em Cabelos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Óleo de Rícino

  1. nuvem de estrelas disse:

    Gostei da dica mas sou homem e confesso que as minhas entadas estão me deixando quase careca, por isso, como sou feio pra caramba não gosto de colocar foto por aí pra espantar os outros.
    Você sabe se isso serve pra homem com problema de calvície?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s