Cuidados com cabelos Crespos e Cacheados

tumblr_mnwgyx8aou1rnxxfoo1_5001

Ter cabelos cacheados, as vezes não é nada fácil. Porém não é um bicho de sete cabeças.

Se você está no caminho para obter seus cachos, ou se já os tem, e não sabe como cuidar deles, aqui vão algumas dicas que me ajudaram muito e que talvez possa te ajudar também.

É importante saber que o cabelo Crespo ou cacheado  é mais seco e mais sensível. Ou seja, ele precisa de cuidados redobrados. Por isso, hidratações duas vezes na semana é o minimo para mantê-los sempre saudáveis e sedosos.

Umectações capilares são essenciais.  Pelo menos uma vez por semana, ou de duas em duas semanas.

Tome cuidado com o Shampoo. Ele deixa nosso cabelo mais “espigado” com aspecto seco. Recomendo que use dois tipos de shampoo. Um para limpar e outro para hidratar. Os shampoos de limpeza são mais transparentes, eles tem mais detergentes que os shampoo de hidratações, que são os mais cremosos.

Faça um pré-poo pelo menos uma vez por mês antes das lavagens, ou sempre que achar que seu cabelo tá seco demais. O pré-poo é apenas uma preparação antes da lavagem capilar, ele vai proteger o seu cabelo das agressões do shampoo, vai evitar a quebra,  e vai repor a umidade que seu cabelo perdeu desde a última lavagem.  Deixando mais macio, e evitando ressecamento.

Abuse das hidratações caseiras! Nosso cabelo ama banana, coco, abacate, babosa, ovos, maça, cenoura, tomate, beterraba, castanhas… Potencialize sua máscara  com alimentos da terra, faz toda a diferença!!! Os industrializados também ajudam, como o leite de coco, o creme de leite a maionese, chocolate,  mel, açúcar mascavo, aveia, etc. São ótimos os alimentos concentrados em gorduras.

Se você está passando por transição, aconselho a começar a fazer o cronograma capilar, ele vai ajudar a repor as vitaminas, nutrientes e a hidratação que seu cabelo perdeu. Na verdade o cronograma capilar é recomendado para todos os tipos de cabelo, não só os crespos e cacheados, mas também os que são tratados quimicamente sendo liso ou não.

Evite lavar o cabelo em água quente! Ela vai tirar a oleosidade natural que nosso cabelo praticamente nem tem. Use água morna apenas nas lavagens de umectação capilar.  Nos dias normais, use água fria.

Use pentes de dentes largos de madeira. A madeira não deixa os fios eletrizados, vai diminuir bastante o frizz. Particularmente, raramente faço uso de pentes, quebra demais o meu cabelo. Uso apenas os dedos para desembaraçar.

Estas dicas, me ajudaram e espero que possa te ajudar também. Pretendo compartilhar receitas caseiras e explicar melhor o uso do cronograma e das umectações capilares.

Eliane Santos

Esse post foi publicado em Cabelos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s